domingo, julho 18, 2010

Sobre a primária

O Diogo não entrou na primária este ano por falta de vagas , a lei neste momento já não abrange os meninos que fazem anos até 31 de Dezembro , só é obrigatório colocarem os meninos que fazem anos até 15 de Setembro , todos os outros ficam em listas condicionais só entram se houver vagas.
Uma das alternativas é os pais através de um psicólogo provarem que a criança tem capacidades para entrar na primária e que um ano pode prejudicar e desmotivar , o que eu acho que não é o caso do Diogo , que gosta muito de aprender mas não me parece que esteja assim tão evoluído para a idade , tem 5 anos e perece ter.
Neste momento estamos a ponderar varias situações , porque vagas nos colégios nesta altura também já não existem , aliás a reuniões com os pais já foram no inicio do mês...
Com os profissionais da área que vou falando dizem-me que com 5 anos ainda são muito imaturos e que se não se notar na primaria vai-se notar no ciclo.
Não sei se o vou mudar de pré, até agora esteve numa privada , uma das possibilidades é passar para a pré onde depois poderá ficar no 1º ano e assim se ir habituando ao ambiente da escola...CONCLUSÃO NÃO SABEMOS O QUE FAZER.

4 comentários:

María disse...

São decisões complicadas...
Eu fui ao psicólogo como deves saber porque para o David é impensável ficar mais um ano retido na pré, aborrecido está ele da pré desde o início do ano lectivo.
Mas é como dizes, estas coisas dependem dos miúdos, depende dos interesses deles e da sua maturidade.

Eu acho que optaria por mudá-lo de pré, isto principalmente para ele não sentir que os amigos foram para a primária e ele não. E sempre se habituava à nova escola.

Para mim não era hipótese, aliás nem inscrevi o David na pré como me sugeriram, se não entrasse, teria de ir para o privado, mas isto por ele ser como é, se não fosse ficaria retido e pronto :)

Beijoca
María

Bala disse...

Caramba!!!
Como é possível que o Ministério ande a fechar escolas, quando há crianças que ficam de fora?!?!?
Não entendo!

Bjinhos

Cenas de Gaja disse...

Ai amiga, nem sei que te diga...
Bjs

** Gaja //

SusanaMama disse...

Olá

Compreendo o teu dilema. No meu caso o meu mais novo estava tambem condicionado. Ele faz os 6 anos a 2 de Dezembro. A Educadora tambem dizia que ele estava preparadissimo para ir para a primaria e que se ficasse mais um ano na pré iria desmotivar.
Ele acabou por entrar, mas na minha opinião entrou porque tinha já o irmão na escola e isso é uma das condições para entrar.

Qualquer das maneiras os que ficam de fora podem entrar até 31 de Dezembro no caso de haver alguma desistencia.

Compreendo que é complicado. Se o meu nao tivesse entrado, as espectativas dele baixavam imenso e eu nao queria pensar como seria o proximo ano.

Por vezes é positivo nestes casos eles mudarem de escola. Porque se estavam com a expectativa de entrar, o irem para outro ambiente não os demotiva e pelo contrario, ajuda-os a criar ainda mais maturidade.

Espero que corra tudo pelo melhor.

Beijinhos