domingo, abril 25, 2010

O parto

Tal como escrevi na segunda nada se desenvolveu durante o dia , depois de ter escrito o post a referir que estávamos a aguardar , fomos caminhar na praia , regressamos a casa e jantamos tranquilamente , mesmo a ver que sinais de trabalho de parto não iriam aparecer tão cedo.
9.05h acabamos de jantar , levanto-me da mesa e rebenta a bolsa de agua...o papá foi preparando as coisas do Diogo para ir para a minha mãe , eu fui tomar banho , estava calma...no banho uma contracção leve deu um sinal...
22h chegamos à minha mãe e deixamos o Diogo , quando sai do carro as contracções já eram mais fortes e muito seguidas , não tenho a noção mas demoramos talvez 30 min. até entrar no hospital , as dores já eram insuportáveis e vinham a cada 2 , 3 min. , só no percurso entre a entrada e as urgências da obstetricia tive que parar umas 4 vezes.
Mais ou menos 23h estava a fazer ctg e aquela posição não ajudava nada no controle da dor ,mas lá consegui estar uns 30, 40 min, assim , passo finalmente para o consultório médico , ainda a perder muita quantidade de liquido e quanto mais perdia mais a dor aumentava...
Feito o toque 6 dedos de dilatação , nem a médica teve muito tempo para pensar , pedi epidural porque já estava num sofrimento insuportável , as dores que senti foram até hoje as mais fortes que já tive na vida...
Não me posso queixar da equipa , viram que realmente estava a sofrer , deram-me rapidamente 2 clisteres , assinei o termo e entrei no bloco de partos , onde já estava a anestesista á minha espera , desta vez foi complicado darem-me a epidural porque as contracções eram muito seguidas e é muito complicado não nos mexermos quando temos uma dor muito forte , na ultima contracção tive mesmo que me mexer e lá ouvi os gritos da anestesista que apesar de muito simpática assustou-se com o meu movimento , acabou por correr bem e fazer efeito rapidamente...que alivio existirem coisas assim.
Comecei logo a sentir a pressão para puxar , só que ele estava muito subido e não tinha rodado , estive quase desde a 12h até à 1.20h , a puxar , fui para o chão de cocaras , rodei a bacia , voltei para a cama e puxei em todas as posições , ele lá rodou , os batimentos cardíacos do Dinis diminuíram muito , colocaram-ma a oxigénio , ele foi descendo lentamente e eu puxando com todas as forças que tinha , que já não eram muitas , na altura em que quase descia para nascer , subia novamente o malandreco ,de repente eram duas parteiras e não sei quantas enfermeiras , uma delas subiu a banco e colocou os cotovelos na minha barriga , eu puxei tanto que já nem respirava , ele tinha 1 circular no pescoço e é tão gordinho que ouvi uma das parteiras a dizer ele não vai passar , mas lá o puxou , enquanto a enfermeira fincava os cotovelos .
O Dinis nascia à 1.20h com um bloco de partos muito agitado , mas onde tudo acabou bem.
Chorou logo , colocaram-no em cima de mim, era lindo...
Fiz duas lacerações para além da episiotomia...recuperei muito bem , não fosse as dores no coxis e uma distenção de ligamentos no pé , por terem inchado muito...de resto já tirei os pontos e fiz eco para ver como ficou o útero , tudo ok.

3 comentários:

Cenas de Gaja disse...

Bem… que aventura, amiga!

Mas tudo está bem quando acaba bem, não é? :-)

Resta-me reforçar o meu desejo de muitas felicidades!

** Gaja //

PS – Mostra só uma fotozinha… nem que tires logo, ok? Bjs

Bala disse...

Uau!!!
Estou extasiada. Foi rápido!

És uma rapariga cheia de sorte.
E agora, como corre tudo? Ele come bem, e não dá trabalho?

Bjinhos

Carla Iglesias disse...

Ai querida,
Da Ângela a epidural foi dada a tempo mas da Di eu sei o que isso é: Eram contracções tão pegadas e tão dolorosas e eu não conseguia estar quieta, a anestesista já estava chateada comigo embora entendesse, estava a ver que ficava já ali porque ela já queria partir para anestesia geral.
Graças a Deus correu tudo bem contigo, as dores já lá vão e ele: LINDO, SEM PALAVRAS... E o mano?Como tem passado? Depois tens que contar tudo..
Bjos grandes
Carla